Como está a vida financeira do casal?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA PARA CASAIS

É muito importante para Deus que estejamos bem financeiramente, pois na Bíblia Sagradas encontramos cerca de dois mil versículos que falam sobre dinheiro e o senhor Jesus utilizou-se de 80 por cento de suas parábolas tratando deste assunto.
A maneira como nos relacionamos com o nosso dinheiro tem a ver com o nosso caráter, mostra realmente quem nós somos e qual a nossa identidade perante a sociedade e reino de Deus.
Não podemos falar de administração financeira sem falar do dízimo e das ofertas. Em Malaquias 3:10-11 lemos que a única maneira de sermos libertos do “espírito devorador” é através dessa prática e em Provérbios 3:9-10 a exortação vem com uma promessa de benção condicional “Honra ao Senhor com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares”
Quando nos posicionamos nessa área temos a certeza de que começamos da maneira certa e podermos contar com a graça de Deus para nos direcionar no caminho da provisão e da prosperidade financeira.
O passo seguinte então é elaborar uma planilha financeira para identificar todos os recursos (ativos) e todos os gastos (passivos) que o casal possui mensalmente. Através dessa planilha podemos fazer um diagnóstico e depois então começar a aplicar o remédio correto para cada caso.
Quando observamos que a situação está crítica devemos mudar de maneira radical os nossos hábitos, modificar o nosso padrão de vida, cortar gastos e renegociar dívidas. Desnecessário é dizer que novas dívidas, nem pensar! Aliás, o apóstolo Paulo nos adverte em Romanos 13:8b “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor (...)”
Em nossos dias o apelo da mídia é muito forte para instigar o consumo, na maioria das vezes desnecessário, por isso temos que aprender a dizer NÃO! Reduzir os gastos com o cartão de crédito, cheques pré-datados evitando assim entrar no chamado cheque especial que cobram juros exorbitantes.
Um grande vilão financeiro na vida de muitos homens é o financiamento de automóvel, hoje a facilidade de ter um carro é muito grande e as garagens estão repletas de modelos novos e semi-novos prontos para serem adquiridos juntamente com parcelamentos a perder de vista que muitas vezes comprometem mais de 50 por cento da renda do casal o que invariavelmente trará grandes transtornos financeiros.
Não podemos perder foco de que o maior bem que podemos possuir é ter um ao outro e viver uma vida de contentamento na presença de Deus, em Hebreus 13:5 está escrito: “Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: de maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.” A avareza tem sido uma realidade na vida de muitos casais, esposas que não trabalham fora sofrem nas mãos de maridos “pão-duro”, maridos que esperam que suas esposas estejam sempre lindas e maravilhosas mas nunca libera dinheiro para a esposa ir ao salão de beleza, dentista e coisas do gênero.
Quando saldamos as dívidas e colocamos as contas em dia podemos então pensar numa outra etapa que é poupar dinheiro, economizar para uma eventual emergência, pois nunca se sabe do dia de amanhã. Em João 6:12 o Senhor Jesus nos dar uma lição sobre não desperdiçar nada, poupar, economizar e não esbanjar mesmo diante da provisão de Deus.
Definir um valor para investimento mensal pode ser um bom começo para quem quer se preparar para o futuro. O passo seguinte é se informar com calma a respeito dos tipos de aplicações que podem ser feitas a médio e longo prazo, a boa e velha poupança pode ser bem interessante para muitas pessoas que não querem correr riscos. Para outros a previdência privada pode ser mais atraente. Os mais ousados podem achar que investir em bolsa de valores é mais vantajoso, e por aí vai.
Porém, o mais importante é manter sempre o equilíbrio e nunca permirtir que o dinheiro se torne o seu dono e sim seu servo, pois o dinheiro só não trás felicidade para quem não sabe o que fazer com ele.

Com carinho.
Evando e Gisele